O QUE É ASSÉDIO MORAL?
“Assédio moral se caracteriza por ser uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada e, que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa à personalidade, à dignidade ou à integridade psíquica, e que tenha por efeito excluir a posição do empregado no emprego ou deteriorar o ambiente de trabalho, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções”
(Sônia Mascaro Nascimento, desembargadora do TRT/SP)
TIPOS DE ASSÉDIO MORAL
Assédio moral Interpessoal
Ocorre de maneira individual, direta e pessoal, com a finalidade de prejudicar ou eliminar o profissional na relação com a equipe.
Assédio moral Institucional
Ocorre quando a própria organização incentiva ou tolera atos de assédio. Neste caso, a própria pessoa jurídica é também autora da agressão, uma vez que, por meio de seus administradores, utiliza-se de estratégias organizacionais desumanas para melhorar a produtividade, criando uma cultura institucional de humilhação e controle.
NAS ORGANIZAÇÕES, O ASSÉDIO MORAL PODE SER CARACTERIZADO COMO:
Descendente: Assédio caracterizado pela pressão dos chefes em relação aos subordinados. Os superiores se aproveitam de sua condição de autoridade para pôr o colaborador em situações desconfortáveis, como desempenhar uma tarefa que não faz parte de seu ofício e qualificação, a fim de puni-lo pelo cometimento de algum erro.
Ascendente: Assédio praticado por subordinado ou grupo de subordinados contra o chefe. Consiste em causar constrangimento ao superior hierárquico por interesses diversos. Ações ou omissões para “boicotar” um novo gestor, indiretas frequentes diante dos colegas e até chantagem visando a uma promoção são exemplos de assédio moral desse tipo.
Alguns exemplos de assédio moral são:
- Distorção de informações pessoais
- Apelidos
- Ordem
- Ofensas
- Coação
- Perseguição
- Influência partidária
COMO PREVENIR E COMBATER O ASSÉDIO MORAL?
Existem várias formas de prevenir o assédio moral no trabalho, mas a principal é a informação. Garantir que todos saibam o que é assédio moral e quais são os comportamentos e ações aceitáveis no ambiente de trabalho contribui para a redução e até para a eliminação dessa prática.
Medidas de prevenção e apoio:
- Incentivar a participação ativa dos colaboradores na empresa, com clareza nas tarefas, funções e metas.
- Estabelecer e divulgar um código de ética, destacando a incompatibilidade do assédio moral com os princípios organizacionais.
- Realizar palestras, oficinas e cursos sobre o assédio moral.
- Fomentar boas relações no ambiente de trabalho, com tolerância à diversidade e ritmos profissionais.
- Ampliar a autonomia no trabalho, fornecendo informações e recursos necessários.
- Oferecer apoio psicológico e orientação às vítimas.
- Estabelecer canais de denúncia eficazes e proteger a identidade do denunciante.
O combate ao assédio moral no ambiente de trabalho é uma jornada contínua que requer comprometimento e ação constante por parte das empresas.
Ao adotar essas medidas, as organizações não apenas protegem seus colaboradores, mas também fortalecem sua cultura organizacional, promovem a saúde mental e física de sua força de trabalho, e se estabelecem como líderes éticos em seus respectivos setores.
Criar um ambiente de trabalho seguro e respeitoso é fundamental para o sucesso sustentável de qualquer empresa.
Receba em primeira mão as últimas atualizações jurídicas, dicas exclusivas e insights relevantes. Inscreva-se na nossa newsletter hoje mesmo e esteja sempre à frente no mundo jurídico.